História
Bea
Machado
Nasceu em Resende, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Segundo suas próprias palavras: “Com nove tornei-me interna no Colégio Sacre Couer de Jesus no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, onde estudei aquarela com Madre Prevout que nos dava uns cartões para copiar com marinha de Turner, pintor inglês, que me encantou pelo uso das cores e os recursos de luminosidade. Mais tarde, já casada, pude ver em museus da Inglaterra as obras do fabuloso colorista inglês William Turner.
Fez sua primeira exposição individual em 1982 na Galeria Espaço 81. Maison de France/ Rio de Janeiro. No ano seguinte participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea, na Flórida, onde recebeu Medalha de Ouro. Em 1984 participou da Mostra de Arte no Círculo Militar da Praia Vermelha/RJ, da Sociedade de Belas Artes do Rio de Janeiro/RJ – coletivas -; e da Brazilian Artists Cooperativa. Rio Othon Palace/ Rio de Janeiro. Em 1987 recebeu medalha de ouro na coletiva intitulada Mostra de Arte Século XX. Assembleia Legislativa, Rio de Janeiro/RJ. Em 1992 mais uma medalha, de bronze, na mostra coletiva: Galeria Place des Artes “Open House – Barra da Tijuca/Rio de Janeiro. No mesmo ano fez uma individual no Ipanema Park Hotel. Porto, Portugal.
Bea Machado participou de dezenas de exposições individuais e coletivas. Artista multifacetada, transita com desenvoltura tanto pela escultura como pela pintura e não faz distinção essencial entre uso figurativo e uso abstrato de um motivo, é o que se percebe, por exemplo, na série Potes ou Cores e Formas, em que linhas, desenhos, potes, se entrelaçam imersos em vermelhos, laranjas e um azul profundo, mas transparente, um azul particular que prefiro chamar “azul de Bea”. Enquanto artista persuasiva é sempre protagonista, jamais a coadjuvante que habita um estereótipo. Por essa razão, seu estúdio é o palco particular de ensaios diários de uma crença em si mesma.